Seguro DPVAT ParceladoO Seguro DPVAT, Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, é aquele que atende às vítimas dos acidentes ocasionados por um veículo automotor ou por sua carga. Neste caso, são consideradas vítimas os ocupantes dos veículos involucrados, sejam os motoristas ou os passageiros, e até os pedestres. Os beneficiários do DPVAT receberão indenização nos casos de invalidez permanente total ou parcial, por morte e pelas despesas médicas e hospitalares provocadas pelo acidente. Através da Lei 11.492, foram fixados os valores atuais das indenizações deste seguro, que variam dependendo das consequências do sinistro. Depois de apresentar de forma completa toda a documentação requerida, o segurado tem um prazo até 30 dias para receber o dinheiro correspondente.

Tanto os automóveis, como as motocicletas, os ônibus e os vans, além de à vista, o Seguro DPVAT do ano 2013 pode ser pagado em parcelas. Mas não todos os segurados poderão parcelar seu DPVAT. Na disposição estabelecida pelo decreto do ano 2012, resolveu-se que o parcelamento do DPVAT será só para os prêmios com um valor igual ou maior  ao preço mínimo indicado de R$ 210,00. O pagamento poderá ser realizado em até 3 vezes, tendo um valor mínimo de R$ 70,00 por cada parcela. Os seguros que tinham ficado sem pagamento dos anos anteriores não terão a opção de ser divididos em quotas. O mesmo acontece com os veículos zero quilômetros, no momento do primeiro emplacamento.

Se você pagar seu Seguro DPVAT parcelado, será importante saber que o vencimento de sua primeira quota será na mesma data que o primeiro vencimento do IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. As parcelas seguintes também coincidirão com os vencimentos deste imposto e terão o mesmo valor que a anterior. Para realizar o parcelamento do prêmio de Seguro DPVAT de seu veículo, você deverá acesar ao site www.dpvatsegurodotransito.com.br/parcelamento, onde poderá emitir os 3 boletos bancários correspondentes a suas parcelas. Depois de gerados os boletos, você poderá escolher seu banco de preferência para realizar o pagamento. Mas cuidado, porque depois da data de vencimento só poderá pagar a quota no Banco do Brasil.