Seguro DPVAT AtrasadoO DPVAT, Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, tem como finalidade o amparo das pessoas vítimas de acidentes de trânsito, sejam transportadas ou não, em todo o território do país, sem importar quem seja o culpável do acidente. Quem pode requerer da indenização do Seguro DPVAT pode ser qualquer vítima de um acidente que envolva um veículo dessas características, ou seja, os motoristas, os passageiros, os pedestres ou seus beneficiários em caso de morte. As indenizações serão pagas de maneira individual, por mais que as vítimas sejam mais de uma.

Em caso do dono do veículo ter o pagamento do Seguro DPVAT atrasado, as vítimas do acidente ou seus beneficiários receberam igualmente a indenização, já que esse fator não os deixa sem direito à cobertura. Mas o proprietário do veículo ficará sem indenização. O Seguro DPVAT deverá ser pago antes da data de vencimento da cota única ou junto com o primeiro vencimento do IPVA. Pelo atraso no pagamento do DPVAT você não terá que pagar multas ou encargos, mas você ficará em débito com a legislação de trânsito e poderá ficar sujeito a uma multa, se for parado por fiscalização. Quando uma pessoa está pagando o seguro do ano passado, esse pago somente terá vigência para esse ano, não tendo mais vigência para esta ano. Se você quiser estar coberto no ano 2013, deverá estar em dia com o pagamento, além de pagar o seguro correspondente a este ano. 

Para receber a indenização de seu seguro DPVAT você tem que fazer sua solicitação no site oficial do seguro. Para isso não precisará da ajuda de intermediários. Preste atenção antes de aceitar ajuda de um terceiro porque pode ser vítima de um fraude ou terminar pagando honorários que são desnecessários. No site você poderá solicitar seu pedido segundo o tipo de cobertura e saber qual é a documentação que precisará para receber a indenização. Também poderá conhecer os pontos de atendimento nos diferentes estados e acompanhar seu pedido online. Se você estiver atrasado no seu DPVAT, faça sua consulta no site www.dpvatseguro.com.br.