Como faço para acionar o seguroQuando fazemos um seguro para nosso automóvel, desejamos que não aconteça nenhuma situação de perigo, como um acidente ou um roubo. Mas, não sempre as coisas se dão assim. Sobretudo, porque moramos em cidades que têm um grande movimento de tráfego e, muitas vezes, problemas de insegurança, que nos expõem aos constantes riscos. Em caso de acontecer algum sinistro, o primeiro que você tem que fazer é ligar para sua seguradora para que lhe diga quais são as instruções que deverá seguir. Como cada situação é diferente, porque os motivos dos acidentes podem ser inúmeros, os passos a seguir também vão ser diferentes.

Em primeiro lugar, o que você tem que saber é que, caso ocorra um acidente, o veículo poderá ser retirado da rua, sempre que suas condições permitam isso e que seja um acidente sem vítimas. O automóvel pode ser deslocado para o lateral da rua para que seja rebocado pelo guincho, ou para o posto mais próximo para fazer o Boletim de Ocorrência. Se acontecer um acidente mais grave, ou seja, se houver pessoas involucradas feridas ou mortas, o veículo será retirado da via só depois de resgatar as vítimas. Neste caso, você deverá esperar até que seja feita a perícia correspondente. Após de acionar o seguro, é necessário fazer o Boletim de Ocorrência. Mencionar algumas testemunhas no Boletim pode resultar bom.

Em caso de roubo, o primeiro que você tem que fazer também é ligar para a seguradora ou para seu corretor. Assim, eles vão dar aviso à polícia para que tentem encontrar o automóvel. Despois disto, terá que abrir o Boletim de Ocorrência para que a seguradora faça o reembolso pelo valor estabelecido na apólice. Para que a seguradora não recuse seu pedido de indenização, você deve contar como aconteceu o fato sem omitir informações e sem dizer mentiras. Há muitas pessoas que fingem que seu carro foi roubado só para receber o dinheiro do reembolso. Por isso, as companhias precisam estar bem seguras do acontecido. Se a polícia não encontrar seu veículo, você já terá direito de solicitar seu dinheiro à seguradora, sempre que apresentar os documentos necessários.