Como Pagar o Seguro DPVATO pagamento do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como DPVAT ou seguro obrigatório, deve ser realizado junto com o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos) ou na data da cota única ou da primeira parcela, no caso dos veículos que, pela categoria à qual pertencem, podem fazer o pagamento em parcelas. Os veículos que têm a opção de fazer o pagamento parcelado são as motos, os ônibus, os micro-ônibus e as vans. As cotas serão três, terão um valor fixo e deverão ser pagas consecutivamente. É importante levar em conta que este parcelamento não será aplicado aos exercícios anteriores nem aos veículos 0km, já que são licenciados pela primeira vez.

No começo do ano, é normal que o orçamento de quem tem um veículo esteja apertado porque tem que pagar o IPVA e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Por essa razão, muita gente deixa o pagamento do Seguro DPVAT para outro momento ou para quando for feito o licenciamento. Embora o pagamento atrasado não gere juros, o segurado pode receber uma multa caso seja parado pela fiscalização, já que está em desacordo com o que diz a lei e não será considerado debidamente licenciado. E se o proprietário do veículo sofrer um acidente sem ter pago o seguro, não terá direito a receber a indenização correspondente e não estará isento a ressarcir o pagamento das indenizações às vítimas.

Para saber como pagar o DPVAT, você pode consultar o site do seguro, http://www.dpvatsegurodotransito.com.br. No site você tem os critérios de pagamento e os valores correspondentes a cada categoria de veículo. No paso 3 do site, se clicar em seu estado no mapa, poderá saber como devem pagar o seguro os veículos usados pela renovação e os 0km pelo primeiro licenciamento. Para cada estado estão indicados quais são os bancos que recebem o pagamento do DPVAT. Os veículos que podem realizar o parcelamento, podem gerar as três guias no site. O DPVAT forma parte de sua licença anual do veículo, por isso é muito importante pagar.