Como Funciona o Seguro de AutoNa hora de contratar um seguro para seu automóvel, é muito importante entender como funciona para assim conhecer qual é a melhor opção. OMelhorTrato.com, especializado em fazer comparações de produtos de seguros, lhe apresenta quais são os principais procedimentos que você deberá seguir para poder contratar seu seguro de auto. Em primeiro lugar, você terá que determinar seu perfil como motorista, tendo em conta fatores como o uso que dá a seu carro (veículo familiar, utilitário ou picape, esportivo), o índice de roubo desse modelo e, também, seu sexo, sua idade, o tempo de habilitação do veículo, a quilometragem rodada em certo período de tempo, etc. Dependendo de todos estes fatores, você vai escolher os tipos de coberturas, algumas mais completas e outras menos. As modalidades dos seguros existentes são duas, por um lado, a que indeniza o carro segundo o valor do mercado e, por outro lado, a que indeniza o carro por um valor previamente estabelecido.

Com todos estes datos e após avaliar qual é sua necessidade, você vai fazer sua cotação de seguro para poder comparar e escolher a opção mais conveniente. Uma vez feita a contratação, a seguradora lhe enviará a apólice, que conterá todas as condições de seu seguro. Em caso de sinistro, você precisa  comunicar-se com a seguradora e ter em conta todas as medidas necessárias para poder receber sua indenização sem inconvenientes. No caso de acidentes que não envolvam a terceiros, terá que acionar a seguradora, mas também é recomendável fazer a documentação necessária para ter maior segurança, se bem não é obrigatório. Caso o acidente envolva a terceiros, o Boletim de Ocorrência é necessário para que fiquem assentados os dados das pessoas envolvidas no acontecimento.

Com respeito à apólice, se você quiser realizar modificações deberá informar à seguradora ou a seu corretor de seguros, e deste modo evitará problemas nas possíveis situações de sinistro. Perto da data de vencimento da apólice, a seguradora vai fazer contato com você para oferecer a renovação da mesma. O funcionamento dos seguros para seu carro é muito simples, e é a melhor possibilidade de que você possa circular com a tranquilidade de sentirse seguro.